Um estudo divulgado na segunda-feira (04) pelo Instituto Sou da Paz, aponta que Nova Odessa é a terceira cidade mais segura do Estado de São Paulo, dentre todos os municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes. Além disso, o “Paraíso do Verde” é uma das três únicas cidades paulistas com IECVs (Índices de Exposição aos Crimes Violentos) 2022 menores que 4,00 – ao lado de Capivari e Pirassununga.

Nova Odessa alcançou um índice de apenas 2,95. Para comparação, a cidade mais violenta do Estado, conforme o ranking, é Peruíbe (19,02).

Além disso, dentre as 10 cidades com os melhores (ou seja, mais baixos) Índices de Exposição aos Crimes Violentos nas duas edições do estudo (2021 e 2022), apenas quatro municípios registraram um IECV Geral menor que 3 pontos: Pirassununga (2021 e 2022), Capivari (2021 e 2022), Santa Bárbara d’Oeste (2021) e Nova Odessa (2022), destaca o estudo, disponível para download em https://lp.soudapaz.org/iecv.

Todas as cidades listadas entre as 10 melhores colocadas em relação ao IECV Geral se encontram no interior do estado, incluindo no Deinter 9 – Piracicaba (Pirassununga, Santa Bárbara d’Oeste, Capivari, Piracicaba, Americana, São José do Rio Pardo e Nova Odessa).

O estudo leva em conta as estatísticas oficiais e dados sobre a ocorrência de crimes registrados pelas polícias, relativos a mais de 40 itens – de homicídios, roubos, furtos até prisões e apreensões de drogas e armas. O IECV considera um modelo conceitual que dá maior peso a três dimensões dos crimes violentos: contra a vida, contra a dignidade sexual e patrimoniais.

(📸 Divulgação/PMNO)

Fonte: Prefeitura de Nova Odessa

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.