A cidade de Americana ficou na 4ª posição entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e 35ª posição geral no Ranking de Competitividade do Municípios 2023, estudo coordenado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e que levou em consideração estatísticas dos 410 maiores municípios do Brasil, que correspondem a 60,19% da população brasileira.

A quarta edição do ranking analisou municípios do país com população acima de 80 mil habitantes, dados coletados das prévias demográficas do Censo 2021. Na região Sudeste, Americana ocupa o 24º lugar.

Americana saltou 22 posições em comparação com o ano de 2022, quando ficou na 57ª colocação, e 30 posições se comparado a 2021, quando obteve a 65ª colocação. Na RMC, Americana ficou atrás apenas de Campinas, Indaiatuba e Vinhedo. No ranking geral, o município fica à frente de cidades como Osasco, Recife, São José dos Campos, Sorocaba, Araçatuba, Bauru, entre outras.

O ranking é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares e três dimensões. E elenca os potenciais de cada cidade. Americana, por exemplo, é citada nos quesitos acesso à educação (13ª posição), qualidade da educação e segurança, ambas na 22ª colocação.

Outras áreas de destaque são acesso à saúde, meio ambiente, saneamento, sustentabilidade fiscal, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico.

(📸 Divulgação)

Fonte: Prefeitura de Americana

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.