Foto: PMESP

Uma operação tática da Polícia Militar (PM), deflagrada na noite desta quarta-feira (22), resultou na prisão em flagrante de quatro indivíduos, sendo um deles menor de idade, acusados de integrarem uma quadrilha responsável por uma série de roubos e furtos a residências na região. A ocorrência, que envolveu crimes de roubo qualificado, receptação de veículo, adulteração de sinais identificadores e tráfico de drogas, teve seu desfecho em Santa Bárbara d’Oeste (SP).

O cerco policial teve início após o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) irradiar a ocorrência de um roubo a residência na cidade vizinha, em Americana. Quatro criminosos, mediante ameaça com faca, renderam um morador e subtraíram diversos pertences, utilizando um veículo Ford EcoSport, de cor prata, para a fuga.

As equipes rapidamente iniciaram o patrulhamento, uma vez que o modus operandi e o veículo já eram conhecidos, sendo associados a outros delitos de roubo e furto na área, inclusive um furto registrado no mesmo dia no município de Rio das Pedras.

O veículo suspeito foi visualizado na Rua Alécio Biondi, no Jardim Vista Alegre, estacionado no interior de um condomínio. Com a permissão da portaria, as equipes realizaram a averiguação, confirmando que o emplacamento correspondia ao carro utilizado no assalto.

Apreensão de Objetos Roubados, Carro Furtado e Entorpecentes

No apartamento vinculado à vaga de estacionamento, a presença policial motivou a tentativa de fuga de um dos indiciados. No interior da residência, as autoridades localizaram os outros três envolvidos, bem como uma quantidade significativa de objetos produto do roubo.

A diligência no local resultou na apreensão de:

  • Diversos pertences roubados.
  • Duas placas veiculares adicionais, supostamente utilizadas na prática de outros furtos a residências.
  • Um tablete de maconha, uma balança de precisão e petrechos utilizados para o fracionamento e embalo de entorpecentes, configurando o crime de tráfico e associação para o tráfico.

Durante a vistoria no veículo, onde foi encontrada uma televisão de 55 polegadas, luvas e ferramentas, verificou-se que o emplacamento ostentado não condizia com o número do chassi. Consulta imediata ao chassi revelou que o Ford EcoSport possuía queixa de furto registrada em 19 de setembro de 2025, na cidade de Bragança Paulista, enquadrando o crime de receptação.

Os quatro indivíduos, com idades de 20 e 23 anos, além do menor, foram conduzidos à Central de Polícia Judiciária (CPJ). O delegado ratificou a prisão em flagrante de todos os envolvidos, que permanecem detidos e à disposição da Justiça.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.