Americana venceu a edição 2023 do Ranking Cidades Amigas do 5G, divulgado nesta quarta-feira (13) pela Conexis Brasil Digital durante o Painel Telebrasil Summit 2023. A premiação foi acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, que representou o prefeito Chico Sardelli em Brasília.

O prêmio reconhece ações dos municípios para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade. O levantamento avaliou 201 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes.

“Nossa cidade está preparada para se adequar rapidamente ao ritmo do avanço da tecnologia, que vai nos ajudar a aproveitar as melhores oportunidades de desenvolvimento. Fico feliz em ver esse trabalho reconhecido nacionalmente”, disse o prefeito Chico Sardelli.

Entre as 10 primeiras colocadas no ranking, nove são do estado de São Paulo: Americana (1º), Jacareí (2º), Pindamonhangaba (3º), Indaiatuba (4º), Jaú (5º), Mogi Guaçu (6º), Bauru (7º), Itu (9º) e Araraquara (10º). Americana foi a cidade que vai mais avançou posições e também conquistou o prêmio desta categoria na região Sudeste.

Americana e as demais cidades no topo do ranking, se destacam pelos seguintes pontos:

  • Autorização para instalação em até 60 dias;
  • Centralização e simplificação de procedimentos administrativos;
  • Processos e documentação claramente definida
  • Cobrança de taxas condizentes ao valor efetivamente necessário para execução do licenciamento municipal

Em um pouco mais de um ano de operação no Brasil, o 5G já chegou a mais de 12,7 milhões de acessos e mais de 170 cidades atendidas. Todos os rankings podem ser acessados em www.conecte5g.com.br.

(📸 Divulgação)

Fonte: Prefeitura de Americana

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.