A Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, recebeu denúncias sobre pessoas que estariam se passando por seus “agentes” em visitas domiciliares para falar sobre um suposto “relatório de qualidade da água”, mas que seriam na verdade vendedores de uma empresa de filtros tentando atrair clientes.

“A Coden esclarece que não existe qualquer iniciativa de sua parte envolvendo este tipo de procedimento. Para comprovar a qualidade da água, a Coden mantém um sistema de acompanhamento constante dos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos que é aplicado tanto na água bruta que chega das represas às ETAs (Estações de Tratamento de Água) 1 e 2, como na água tratada distribuída à população”, salientou a companhia.

Esse trabalho é realizado por uma equipe técnica própria, que colhe amostras em vários pontos do município, inclusive nas ETAs, para avaliar as características de potabilidade da água, como cor, turbidez, cloro livre, pH, flúor, coliformes totais e coliformes fecais. No caso das amostras das estações, a água segue para avaliação a cada hora, já aquelas colhidas em torneiras e reservatórios externos são analisadas semanalmente.

A maior parte dessas análises é feita nos laboratórios internos das ETAs e, periodicamente, em cumprimento à legislação federal vigente, ainda são feitas análises mais completas em laboratórios homologados para este serviço, capazes de identificar também a presença de agrotóxicos, substâncias orgânicas e inorgânicas, subprodutos de desinfecção e radioatividade.

Os resultados observados são disponibilizados à população em forma de relatórios periódicos que podem ser acessados pelo site da Coden (www.coden.com.br), na aba “Informativos/Relatórios da Água”, no menu superior. Além disso, um relatório anual é entregue pela equipe de leituristas da empresa nos meses de fevereiro, março e abril, em todos os endereços de titulares das contas de água.

(📸 Divulgação)

Fonte: Prefeitura de Nova Odessa

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.