A AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa) anunciou nesta semana uma importante vitória para a causa animal: a condenação de um acusado de abandonar uma cachorra atropelada sem prestar socorro. O tutor foi identificado após leitura de microchip do animal, foi intimado e condenado à detenção, com pena revertida a prestação pecuniária, além de pagar multa e ressarcir a entidade por todos os custos do tratamento do cão.

A história de Kiara começa em 2018, quando ela foi abandonada atropelada e “super mal cuidada”. Ele a levou em frente a uma clínica veterinária de Nova Odessa e desapareceu. A equipe da AAANO orientou e acompanhou a clínica para registrar boletim de ocorrência apresentando todas as provas do abandono e passou a leitora de chip em Kiara, onde foi possível identificar o criminoso.

Após essa identificação, iniciou-se o trâmite de punição ao tutor, que foi acionado jurídica e criminalmente por abandono. “Esse foi um grande exemplo da importância de agir de fazer a denúncia de forma correta nos órgãos responsáveis para essa condenação. A lei nos deu um grande instrumento para conseguirmos vitórias como essa, e principalmente, tentar coibir novos casos”, afirma Carlos Pinotti, presidente da AAANO.

FINAL FELIZ PARA KIARA

Após ter sido brutalmente abandonada na clínica, Kiara foi socorrida pela equipe veterinária e, com apoio da AAANO, iniciou o tratamento de recuperação. Contudo, pela demora no socorro e impacto do atropelamento, a cachorrinha ficou paraplégica. Mas o seu brilho e força de vontade foram atrativos para um novo dono, que hoje cuida de Kiara com todo amor e carinho.

“Pode parecer clichê dizer, mas adotar a Kiara, foi um presente muito maior para mim do que para ela. Com seu jeitinho carente, amoroso e extremamente feliz, ela ilumina tudo por onde passa, acolhendo os irmãos que vieram depois dela, e todos os outros que já passaram por aqui”, afirma Eduardo Domiciano, novo tutor do animal.

(📸 Divulgação)

Fonte: Prefeitura de Nova Odessa

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.