A Secretaria de Saúde de Nova Odessa abriu atendimento por “livre demanda” no consultório móvel do Hospital do Amor, a partir desta sexta-feira (19). Agora, não é mais necessário que a mulher procure antes a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência. A carreta está estacionada em frente ao Paço Municipal e a decisão ocorreu em razão da baixa procura para estes exames.
A decisão foi comunicada pelo secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini, com aval do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, da equipe do Hospital de Amor e da Regulação Municipal. Serão realizados, através da parceria com o Hospital de Amor, cerca de 700 exames em mulheres atendidas pela Rede Municipal de Saúde – incluindo 300 mamografias e 400 exames de Papanicolau.
As mulheres interessadas ainda têm que atender aos critérios para cada um dos exames, e continua sendo obrigatório comprovar residência em Nova Odessa. Podem passar por mamografias mulheres de 40 a 69 anos, e pelo Papanicolau, mulheres de 25 a 64 anos.
Além desta sexta, o atendimento prossegue ao longo da próxima semana, até o dia 26 de agosto, sempre a partir das 8h da manhã, nos dias úteis e em horário comercial. Se por acaso a procura for maior que a capacidade diárias, as mulheres serão agendadas na própria carreta para outra data e horário.
Um diferencial do atendimento oferecido na carreta de exames de mamografia e Papanicolau do Hospital de Amor é que a paciente que apresentar qualquer suspeita ou alteração é imediatamente encaminhada para exames complementares, como ultrassons e biópsias, na unidade da instituição que fica em Campinas.
O atendimento só é “encerrado” quando há um diagnóstico fechado – e, se a mulher precisar, vai receber também um encaminhando para tratamento oncológico em hospitais de referência da região via SUS (Sistema Único de Saúde), ou no próprio Hospital de Amor, em Barretos (SP).
Fique sempre informado(a)! Receba as principais notícias de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e região também nas redes sociais. Acesse: