Foto: Prefeitura de Nova Odessa

Diante da necessidade de conter a propagação do novo coronavírus, preservar a saúde pública e garantir a eficiência das ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Nova Odessa publicou na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial Eletrônico, decreto assinado pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza que determina o uso geral e obrigatório de máscaras faciais no município, por tempo indeterminado, para tentar conter a pandemia do Covid-19, seguindo orientação do governo estadual. A regra passa a valer a partir desta quinta-feira (7).

De acordo com o decreto, a recomendação é pelo uso de máscaras caseiras e elas devem ser usadas nos espaços de acesso aberto ao público – incluídos os bens de uso comum da população – e no interior de estabelecimentos que executem atividades essenciais, seja por consumidores, fornecedores, clientes, empregados e colaboradores. O uso também é obrigatório em repartições públicas municipais, pela população, por agentes públicos, prestadores de serviço e particulares. O decreto também define as sanções para quem descumprir a medida e a fiscalização será feita pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.

“É mais uma medida, entre muitas já anunciadas, que estamos colocando em prática para tentar conter o avanço da pandemia em Nova Odessa. O que a gente vê, infelizmente, é que muita gente ainda não se deu conta da gravidade deste vírus e segue levando a vida como se nada estivesse acontecendo. Vale ressaltar que, em Nova Odessa, o número de casos de coronavírus dobrou em apenas uma semana, passando de 6 para 12, entre eles, uma morte confirmada e duas em investigação”, alertou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. “Como sempre digo, estamos lidando com um inimigo invisível e se não houver a colaboração maciça da nossa população, o resultado pode ser o pior possível. Por isso eu faço um apelo: use a máscara e proteja quem você ama”, completou Cocato.

Além de dois óbitos em investigação, Nova Odessa tem 12 casos confirmados de coronavírus e 11 suspeitos. Outros 14 pacientes testaram negativo para a doença. Desde segunda-feira (4), o uso de máscaras já é obrigatório para passageiros e motoristas de ônibus que atuam no transporte coletivo municipal. A medida está prevista no decreto 4.215, publicado na edição eletrônica do ‘Diário Oficial do Município’ de sexta-feira (1º).

“Embora o decreto atribua a responsabilidade pelo cumprimento do decreto à concessionária prestadora do serviço, estamos orientando passageiros, motoristas e trabalhadores do sistema de transporte sobre a obrigatoriedade e a importância do uso da máscara para que possamos diminuir as chances de contágio no município”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Priscilla Amaral Rangel Belmonte, que participou de uma ação na Rodoviária Municipal ao lado dos agentes Andréia Cassimiro e Leoncio Neves.

Fonte: Diretoria de Comunicação

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.