O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana divulgou, na manhã desta quinta-feira (2), mais uma atualização sobre a situação hídrica do município. Os reservatórios da cidade operam com apenas 15 milhões de litros de água, volume que representa uma severa deficiência em relação ao patamar ideal de 36 milhões de litros.
Essa acentuada escassez tem resultado em falta generalizada de água em diversas regiões. As áreas mais impactadas nesta quinta-feira incluem: São Vito, São Luiz, Jardim Boer, Jardim Brasil (parte alta) e Praia Azul. A autarquia, contudo, alerta que a dinâmica do desabastecimento pode alterar os locais mais críticos no decorrer do dia.
O cenário de emergência levou a Prefeitura de Americana a decretar, na última terça-feira (30), estado de emergência hídrica. A medida visa a implementação imediata de ações emergenciais, como o reforço no combate a vazamentos, a contratação de caminhões-pipa para suprimento em pontos estratégicos e a intensificação das campanhas de uso racional do recurso.
O DAE atribui a crise à estiagem prolongada e à baixa qualidade da água captada no Rio Piracicaba, fatores que têm comprometido o processo de tratamento e reduzido a oferta de água. Em face da conjuntura, a autarquia reitera o apelo à colaboração da população, solicitando a adoção de práticas rigorosas de economia e conservação da água até a normalização do quadro pluviométrico.


