Foto: Adilson/Foto Perigo

A 37ª Festa do Peão de Americana encerrou seu primeiro fim de semana com recorde de público, superando edições anteriores e consolidando sua reputação com uma estrutura “magnífica” e inédita em quase quatro décadas de história. O evento destacou-se pela fusão da tradição sertaneja com disputas de rodeio de alto nível e uma diversificada programação de shows, que atraiu milhares de espectadores.

A celebração teve início com o tradicional desfile do carro de boi, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, e a apresentação oficial da corte, com destaque para a “Embaixadora Mirim” Maria Clara Fontolan Marinho. A noite de sábado (7) foi marcada pela presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que, em sua segunda visita ao evento, foi calorosamente recebido, demonstrando a relevância da festa no cenário nacional.

Atrações e estrutura

A estrutura da festa incluiu uma roda-gigante gratuita de 22 metros de altura próxima aos camarotes, que oferece vista panorâmica do Parque de Eventos CCA. Beto Lahr descreveu Americana como “alma, é coração. Uma festa feita por gente que ama o rodeio e que valoriza seus costumes e tradições”.

PBR e Três Tambores

Nas competições da Professional Bull Riders (PBR) a disputa foi intensa. No sábado, Alan de Souza obteve a melhor nota na montaria em touros (87.50), enquanto Andrei Scoparo, com 86.25, consolidou sua liderança e se tornou o favorito ao título. O touro Selva de Pedra foi eleito o “Melhor Touro da Noite”. No domingo, Andrei Scoparo confirmou seu favoritismo, vencendo a 24ª etapa do Campeonato Brasileiro da PBR com a nota de 89.25 a bordo do touro Eterno, somando 351 pontos totais. Gustavo Silva (82.50) e João Lucas Campos (85.50) garantiram a segunda e terceira posições, respectivamente. O touro Raridade, da Cia Califórnia, foi reconhecido como o “Melhor Touro da Etapa” com média de 44.75.

Na modalidade Três Tambores, Ana Laura Savini Gomes e Jéssica Aparecida Menegon foram os grandes nomes do fim de semana. No sábado, Ana Laura registrou o menor tempo (17.656). No domingo, Jéssica Menegon sagrou-se campeã com a somatória de 53.557 e o menor tempo individual (17.616) na égua Phoenix Times YR, emocionando-se com a vitória.

Espetáculo musical

O palco principal recebeu uma série de shows marcantes. No sábado, Lauana Prado abriu a noite, seguida por Alok, que transformou o ambiente em uma grande pista eletrônica. A dupla Zé Neto & Cristiano apresentou um repertório que mesclou clássicos com lançamentos, incluindo a música “Veneno”, parceria com Murilo Huff. O encerramento do sábado foi da dupla Diego & Arnaldo.

O “Domingo da Família São Vicente” foi animado por Zezé Di Camargo & Luciano, que abriram o show com “No dia em que eu saí de casa” e emocionaram o público com grandes sucessos. O cantor Gustavo Mioto encerrou a noite com faixas conhecidas e novidades de seu álbum “Atemporal”.

A Festa do Peão de Americana retornará na próxima sexta-feira (13), com shows de Murilo Huff, Edson & Hudson e Ana Castela.

Fotos: Adilson/Foto Perigo

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.