O vereador Léo da Padaria (PL) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Americana para o biênio 2025-2026 durante a sessão de eleição da Mesa Diretora e comissões, realizada nesta quarta-feira (1) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo. Léo recebeu dezoito votos, enquanto a vereadora Professora Juliana (PT) recebeu um voto.
Em seu terceiro mandato na Câmara, Léo foi primeiro-secretário da Mesa Diretora no biênio 2019-2020 e vice-presidente no biênio 2023-2024. Depois de proclamada sua eleição, o novo presidente do Legislativo americanense agradeceu aos demais vereadores e prometeu conduzir os trabalhos da Casa com isonomia, seriedade e respeito às instituições. “Neste novo desafio que se inicia hoje, a minha principal missão será fortalecer a Câmara Municipal como espaço de diálogo, de debate e de construção de políticas públicas que beneficiem a todos os americanenses. A minha gestão será marcada pela busca constante por soluções para os problemas da nossa cidade”, discursou.
Também foram eleitos o vice-presidente Thiago Brochi (PL), o primeiro secretário Leco Soares (Podemos), o segundo secretário Lucas Leoncine (PSD), a terceira secretária Talitha De Nadai (PDT) e o quarto secretário Jean Mizzoni (Agir). Durante a sessão, foram definidas ainda as composições das comissões permanentes e extraordinárias e do conselho de ética da Câmara, além dos líderes de bancada.
A primeira sessão ordinária da 19ª Legislatura acontece no dia 21 de janeiro, às 14h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.
Biografia
Clemente Alves dos Santos Neto, o Léo da Padaria, nasceu em março de 1982 na cidade de Condeúba (BA). Casado e pai de duas meninas e um menino, Léo é comerciante. Iniciou sua vida pública em 2016, quando foi eleito pela primeira vez para o Legislativo municipal. Na ocasião, obteve 1.461 votos. Em 2020, filiou-se ao PV (Partido Verde), e foi reeleito em 2020 para seu segundo mandato na Câmara Municipal de Americana com 1.727 votos.
Formado em Direito pela UNISAL (Centro Universitário Salesiano) de Americana, Léo assinou 16 projetos de lei em seu primeiro mandato. Entre eles, a lei que tornou obrigatório o treinamento para pais e mães de recém-nascidos para que saibam como agir em casos de engasgamento.
Foi primeiro-secretário da Mesa Diretora no biênio 2019-2020 e membro da Comissão de Justiça e Redação da Casa no mesmo período. Eleito vice-presidente da Câmara para o biênio 2023-2024. Em 2024, foi reeleito para o seu terceiro mandato com 2736 votos pelo PL.
Fonte: Câmara Municipal de Americana