A Guarda Civil Municipal (GCM) evitou uma tragédia na manhã desta quarta-feira (29), impedindo que um indivíduo fosse atropelado por um trem, em Nova Odessa (SP). O fato aconteceu nas proximidades da Praça Central José Gazzetta, na Avenida Carlos Botelho.
Segundo a Prefeitura, atuaram no salvamento a guarda feminina Basilio, os guardas Galvão, Luccas e Ronaldo e o subinspetor Santos. A ocorrência foi registrada pelas câmeras corporais dos agentes.
“Ao chegar ao local, a equipe da GCM agiu rapidamente e conseguiu retirar o indivíduo da linha férrea antes da passagem do trem, evitando uma tragédia. O resgatado foi encaminhado ao Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, onde recebe atendimento médico e aguarda alta”, contou o comandante da corporação, Luciel de Oliveira.
“Esta foi mais uma ação da GCM de Nova Odessa reafirmando nosso compromisso com a proteção e o bem-estar da população em geral”, completou.
“Quem precisa de apoio emocional a qualquer momento da vida pode procurar uma unidade da Rede Municipal de Saúde ou diretamente o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Municipal, que fica no Jardim Nossa Senhora de Fátima, junto à UBS (Unidade Básica de Saúde) 7, reforçou a Prefeitura.
Campanha
O “Janeiro Branco” visa chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas, já que o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo – de 9,3% da população.
Em Nova Odessa, a programação especial da Campanha “Janeiro Branco” e promovida anualmente pela equipe do CAPS e inclui palestras e atividades físicas (em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer).
A programação desenvolvida desde 2021 pela Secretaria de Saúde atende também à Lei Municipal nº 3.396/2021, de autoria do vereador Levi Tosta, e também à Lei Federal nº 14.556/2023, que a partir de 2024 torna oficialmente o “Janeiro Branco” o mês de conscientização Nacional da Saúde Mental.