A Guarda Civil Municipal (GCM) de Nova Odessa já colocou em prática uma “força-tarefa” de policiamento ostensivo preventivo nas 25 unidades da Rede Municipal de Ensino. Segundo o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, e o comandante da corporação, Luciel de Oliveira, a operação envolve as duas equipes do Programa “Anjos da Escola” e o efetivo operacional da corporação.

“Após a reunião do prefeito com o comando da Guarda, foi determinado que providenciássemos uma logística para reforçar essa cobertura nas escolas municipais, que já foi deflagrada. São missões operacionais dessa força-tarefa fazer o controle de todo o perímetro escolar, fazer contato com dirigentes, professores, funcionários e alunos da escola, fazer a ronda interna, verificar e indicar possíveis pontos vulneráveis, etc”, explicou Luciel.

A cidade foi “dividida” em três setores, de forma que esse efetivo diurno “ampliado” da GCM de Nova Odessa está visitando todas as creches e escolas públicas municipais diariamente, fazendo a ronda interna e externa. “Essa operação começou às 6h da segunda-feira e não tem data para terminar”, completou o secretário Carlos Fanti.

As equipes já estão conversando e cadastrando os números de telefone de diretores, vice-diretores e coordenadores escolares da Rede Municipal para que eles tenham acesso ao aplicativo do “Botão de Pânico” da Guarda Civil de Nova Odessa. “Basta agora que os gestores baixem o aplicativo em seus celulares. Se acionado, o botão ‘toca’ diretamente na Central Operacional da GCM. O aplicativo não teve custo algum para o Município”, ressaltou Luciel.

Segundo o secretário e o comandante, o aplicativo do “Botão de Pânico” funciona ainda melhor em conjunto com o já instalado (e inédito) sistema de videomonitoramento de 100% da Rede Municipal de Ensino, adotado neste ano pela Prefeitura e cujas câmeras estão funcionando interligadas diretamente na tela da Central da GCM.

10 NOVOS GUARDAS

Paralelamente, prossegue o processo de contratação de 10 novos agentes para a GCM de Nova Odessa – inclusive uma guarda feminina. Segundo o coronel Fanti, na última terça-feira (18), houve no auditório do Paço a atribuição de vaga dos novos contratados.

Os aprovados devem agora apresentar uma série de documentos e exames admissionais de rotina até o próximo dia 27 de abril e, em seguida, a partir de 02/05, iniciam o curso de formação, com carga horária de 600 horas (incluindo as 200 horas de formação em trânsito e a capacitação em manuseio de armas de fogo). “A previsão atual é que eles estejam formados e treinados para início da operação de rua entre o final de agosto e o início de setembro”, explicou o comandante Luciel.

(📸 Divulgação)

Fonte: Prefeitura de Nova Odessa

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.