A Guarda Civil Municipal (GCM) segue intensificando o patrulhamento no Centro de Americana. Segundo a corporação, as equipes trabalham constantemente realizando operações, monitorando usuários de drogas e pessoas em situação de rua. Durante as abordagens, é feito buscas pessoais e pesquisas nominais no intuito de localizar criminosos infiltrados nesses grupos de pessoas.
Na noite desta quarta-feira (1º) e madrugada de quinta-feira (2), dois homens foram presos. O primeiro era procurado pela justiça por roubo (Art. 157) e foi detido no calçadão, cruzamento das ruas 30 de Julho e Fernando de Camargo. Já o segundo homem foi detido entre a Avenida Dr. Antônio Lobo e Rua Carioba, em posse de 84 pedras de crack. Ambos foram recolhidos ao sistema prisional.
De acordo com a polícia, durante essas abordagens quando nada de ilícito é encontrado, as pessoas são orientadas a procurarem o abrigo ou o Serviço Social.
A Gama também participa de ações, dando apoio ao programa de atenção à população em situação de rua, onde a Secretaria de Assistência Social mantém o atendimento do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que faz o atendimento diário das 8h as 20h, realizando diversas ações de abordagem, busca ativa, encaminhamento, dentro outros, além de manter o Serviço de Acolhimento Institucional em Abrigo e Casa de Passagem que atendem continuadamente o público que necessitar.
Em 2022, o SEAS realizou 275 recâmbios de pessoas que retornaram para sua cidade de origem.