Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, acaba de renunciar nesta quinta-feira (7) ao cargo e à liderança do Partido Conservador, levando em consideração o pedido de ministros e parlamentares. Johnson permanece interinamente até a escolha de seu sucessor.

“É claramente agora a vontade do Partido Conservador no Parlamento que deve haver um novo líder e, portanto, um novo primeiro-ministro (…) Concordei com Sir Graham Brady, líder de nossos parlamentares, que o processo de escolha desse novo líder deve começar agora e o cronograma será anunciado na próxima semana. E hoje nomeei um gabinete para servir, como farei, até que haja um novo líder”.

O pronunciamento foi feito em Downing Street após uma forte pressão para que deixasse o cargo, em razão de um escândalo sexual envolvendo seu aliado. Na última terça-feira (5), o gabinete do primeiro-ministro foi acusado por um ex-funcionário graduado do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido. A denúncia dizia que Boris Johnson sabia que Chris Pincher, funcionário de seu partido, possuía histórico de acusações de abuso e mesmo assim foi nomeado.

Fique sempre informado(a)! Siga nossas redes sociais.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.