(Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana)

A Secretaria de Saúde de Americana retomou nesta quinta-feira (9), a aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 aos moradores que receberam a vacina da Janssen, de dose única. Medida se deve a chegada de um novo lote contendo 8.004 doses da vacina Pfizer.

A aplicação da dose adicional para quem havia recebido a Janssen vinha sendo feita com quaisquer imunizantes disponíveis, porém no dia 2 de dezembro, a Secretaria Estadual da Saúde atualizou o documento técnico da campanha e determinou que a partir daquela data, somente a vacina Pfizer poderia ser utilizada como dose complementar à Janssen.

Esta decisão fez com que o município suspendesse de forma imediata a aplicação da dose adicional a esta vacina, pois não havia quantitativo da Pfizer disponível para atender a essa demanda específica. O imunizante será destinado tanto para a segunda dose como para dose adicional a todos os grupos elegíveis.

O intervalo necessário para receber a dose adicional da vacina Janssen é de dois meses, já para os demais imunizantes o prazo mínimo é de quatro meses, a contar da data da segunda aplicação.

A vacinação está sendo realizada apenas por meio de agendamento, que está disponível a partir das 14h no site www.saudeamericana.com.br.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.