(Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana)

Americana recebeu o Prêmio Cidades Excelentes, no pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana, organizado pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (20), em São Paulo. O município ainda foi finalista em outras duas categorias. O prefeito Chico Sardelli participou da premiação, ao lado do vice-prefeito Odir Demarchi.

O município foi ganhador no pilar supracitado, entre municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes, e finalista entre os três municípios com mais de 100 mil habitantes melhores avaliados no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e Grande Vencedor Estadual. O prefeito Chico Sardelli recebeu o prêmio das mãos do diretor geral de comunicação do Grupo Bandeirantes, Caio Carvalho.

O PRÊMIO
Foram premiadas as cidades que obtiveram os melhores resultados no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), elaborado com informações públicas atualizadas e auditadas pela organização do prêmio.

Os municípios inscritos foram divididos em três grupos: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. A premiação analisou os municípios paulistas em cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e Desenvolvimento e Ordem Pública.

O pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana avaliou as condições ambientais urbanas e habitacionais, serviços coletivos urbanos, abastecimento de água, frota de veículos por habitante e deslocamento de casa para o trabalho em menos de uma hora.

A principal premiação da noite, de Grande Vencedor Estadual, analisou o equilíbrio de cada município entre os cinco pilares apresentados, destacando as cidades com o IGMA mais alto. Os 15 vencedores da etapa paulista estarão na fase final, em Brasília, com os melhores gestores de outros estados, na fase nacional da premiação.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.