(Foto: Reprodução Facebook/Thiago Martins)

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou nesta sexta-feira (24), que o município passará a contar com uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), numa área do prédio anexo do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

A unidade também será referência para os municípios de Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, com a demanda regulada pela Secretaria Estadual da Saúde. A unidade será viabilizada por meio de convênio com o Estado, que irá disponibilizar o montante de R$ 5.547.447,00 ao ano.

A Unacon terá oito poltronas para quimioterapia e dois leitos para infusão, cirurgias oncológicas nas especialidades de mastologia, ginecologia, urologia, aparelho digestivo além de ambulatório, suporte diagnóstico e toda estrutura necessária para tratamento dos pacientes oncológicos. A estimativa é de que sejam realizados 5.300 procedimentos e 650 cirurgias anualmente, cumprindo dessa forma os parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, o município terá o prazo de 90 dias após a assinatura do convênio, para iniciar as atividades no local. Com isso, o município irá gradativamente reduzir a quantidade de pacientes que precisam se deslocar a outras cidades para fazer o tratamento.

O secretário explicou que inicialmente o atendimento dará prioridade aos pacientes que aguardam na fila, sendo estendido posteriormente aos novos casos. Os pacientes que estão em tratamento nos outros municípios serão avaliados pelo serviço de regulação da DRS-7 (Departamento Regional de Saúde de Campinas), para posterior inserção na nova unidade. Segundo o secretário, essa transição pode levar alguns meses e depende de avaliação médica, “porque geralmente o tratamento termina onde teve início”, explicou Danilo.

Atualmente Americana transposta mais de 200 pacientes para tratamento do câncer em outras localidades, sendo na maioria para Barretos, Jaú, São Paulo, Campinas e Bragança Paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui