(Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa)

O Pronto Socorro “Edison Mano” retomará os atendimentos de urgência e emergência em geral no próximo sábado (11). A medida ocorre devido a diminuição dos percentuais de internações em leitos de UTI, com respiradores e clínicos verificada nas últimas semanas.

Para atendimento exclusivo de casos da Covid-19, Santa Bárbara d’Oeste que ampliou sua rede pública de Saúde, possui ao todo 108 leitos, sendo 26 de UTI, 32 com respiradores e 50 leitos clínicos, distribuídos no Hospital Santa Bárbara, Hospital de Campanha e PS “Edison Mano”.

Diante da atual diminuição dos percentuais de internações, a Prefeitura trabalha no planejamento para que nos próximos dias, o PS “Edison Mano” retome os atendimentos de urgência e emergência em geral. Durante esse período, eles estavam concentrados no PS “Afonso Ramos”, que também recebe toda a demanda de pediatria.

“Com o avanço da vacinação e a diminuição dos percentuais de ocupação dos leitos de UTI, leitos com respiradores e clínicos, decidimos que o Pronto-Socorro ‘Edison Mano’ voltará a atender com segurança as demandas de urgência e emergência. Reforço que nossa estrutura ao enfrentamento da Covid-19 está mantida, com o Hospital de Campanha, Hospital Santa Bárbara e a ala de suporte no próprio Pronto-Socorro “Edison Mano”, disse o prefeito Rafael Piovezan.

Com essa nova reorganização, a parte superior do PS “Edison Mano” retomará os atendimentos de urgência e emergência, enquanto no piso inferior será mantida uma ala de suporte para atendimentos de sintomas gripais, desafogando o PS “Afonso Ramos”, que continuará atendendo casos urgência e emergência, além de toda a demanda de pediatria.

Caso seja necessário, os casos suspeitos de Covid-19 atendidos no PS “Edison Mano” serão direcionados para o Hospital de Campanha (casos leves e moderados) e Hospital Santa Bárbara (casos graves). Já os atendimentos de urgência e emergência pediátrica permanecem sendo realizados no PS “Afonso Ramos”.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.