(Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana)

A Secretaria de Saúde de Americana informou nesta terça-feira (17) que, a faixa etária para vacinar adolescentes com comorbidade, baixou de 16 para 12 anos. Além dos portadores de comorbidade, também serão vacinados os adolescentes portadores de deficiência permanente, além de grávidas e puérperas.

No ato da vacinação, os menores devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais e apresentar CPF ou Cartão SUS, a carteira de vacinação e um comprovante de endereço em nome dos pais ou seus responsáveis legais. Na ausência de um responsável presencialmente, o adolescente deverá levar um termo de consentimento preenchido e assinado pelo responsável legal. Para obter o termo, ele deverá procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou acessar o site da Secretaria de Saúde.

Nova Odessa

Com a marca de 85% dos adultos da cidade já vacinados contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa também começa nesta quarta-feira (18), a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades – incluindo doenças crônicas, deficiências permanentes, gestantes e puérperas.

Contudo, a vacinação dos adolescentes irá acontecer nas próprias UBSs (Unidades Básicas de Saúde), e não no Ginásio do Jardim Santa Rosa, onde apenas maiores de 18 anos continuam sendo vacinados. O intuito da Secretaria de Saúde, é aproveitar a oportunidade para verificar os adolescentes com vacinas de rotina eventualmente atrasadas e completar a caderneta desse público.

Os adolescentes deverão levar até a UBS seu CPF, carteira (ou ‘caderneta’) de vacinação e a receita ou carta médica com a descrição da doença, além de comprovante de endereço. É ideal que os adolescentes estejam acompanhados por algum responsável.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.