(Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana)

O abrigo temporário montado pela Prefeitura de Americana na Fidam (Feira Industrial de Americana), na Avenida Nossa Senhora de Fátima, atendeu na última quarta-feira (28), 40 pessoas em situação de rua, sendo que 32 pernoitaram no local, segundo a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

O atendimento provisório na Fidam vai funcionar até o dia 3 de agosto, tendo em vista as baixas temperaturas registradas nos últimos dias, com previsão de frio intenso nesta sexta-feira (30), conforme boletim meteorológico.

Na última terça-feira (27) quando começou o acolhimento, o abrigo recebeu 13 pessoas em situação de rua, que pernoitaram e receberam alimentação e cobertores. O número de atendidos foi ampliado na quarta-feira, com 40 atendimentos e 32 pessoas que dormiram no local, entre elas, cinco mulheres. Os cães de estimação dos moradores em situação de rua, também estão recebendo acolhimento no local, sendo três animais até agora.

Os abrigados estão recebendo café da manhã, almoço e jantar, além de roupas, toalhas de banho, cobertores e produtos de higiene pessoal. Os animais recebem água e ração.
Para ajudar na realização do atendimento, o abrigo já recebeu diversas doações e quem desejar contribuir, pode doar produtos de limpeza, carnes, ovos, frutas, legumes, arroz, macarrão, feijão, pão, café, óleo, entre outros produtos.

Os trabalhos no abrigo temporário da Fidam estão sendo coordenados pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Americana, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Guarda Municipal, Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), Associação Vinde a Luz, com o apoio do Grupo Rede Rua e demais colaboradores.

As doações podem ser feitas na Fidam, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 200, e no Fundo de Solidariedade, na Rua Antonio Frezzarim, 412, Jardim São Paulo.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.