(Foto: Divulgação/GCM de Americana)

O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu na tarde deste domingo (23), uma tarrafa de 2 metros de diâmetro, durante patrulhamento náutico na Represa do Salto Grande em Americana (SP).

Segundo a polícia, a embarcação dos GCMs De Paula, Edmar, Evangelista e Neide, tinham como objetivo coibir a degradação ambiental, pesca predatória, furtos e roubos que ocorrem nas chácaras que estão às margens da represa, quando avistaram um barco artesanal com três indivíduos próximo a um barranco.

Foi constatado pelos policiais que havia no interior da embarcação, uma tarrafa e varas de pesca, embora nenhum dos abordados possuísse carteira de pescador profissional. Após serem orientados sobre a lei de crime ambiental 9605/98 artigos 34 e 35, além da instrução normativa do IBAMA n°26/2009, foi feita a apreensão do apetrecho.

Ademais, como as partes envolvidas não foram flagradas “tarrafiando”, o material foi apresentado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) para elaboração do boletim de ocorrência.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.