(Foto: Prefeitura Municipal de Americana)

A Prefeitura de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou nesta terça-feira (16) que foram registrados mais cinco óbitos por Covid-19, sendo uma mulher (80), moradora do bairro Cidade Jardim, sem informações de outras doenças preexistentes, que estava internada no Hospital Municipal e faleceu no dia 13 de fevereiro; uma mulher (73), moradora do Jardim Progresso, portadora de doença cardiovascular crônica, que estava internada em hospital particular e faleceu no dia 13 de fevereiro; uma mulher (88), moradora do Jardim Girassol, portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes, que estava internada em hospital particular e faleceu no dia 18 de janeiro; um homem (69), morador do Jardim Nossa Senhora do Carmo, portador de doença cardiovascular crônica, que estava internado em hospital particular e faleceu no dia 13 de fevereiro e um homem (86), morador do Jardim Ipiranga, sem informações de doenças preexistentes, que estava internado em hospital particular e faleceu no dia 12 de fevereiro.

Novos positivos

O boletim atualizado trouxe 52 novos resultados positivos, sendo 14 após realização de testes rápidos, dos quais 4 estão em isolamento domiciliar e 10 já se recuperaram; e 33 após realização de exames PCR, dos quais 24 estão em isolamento domiciliar e 9 já se recuperaram, além dos cinco novos óbitos.

Novos suspeitos

O boletim ainda trouxe mais 16 novos casos suspeitos, todos de pacientes que seguem internados.

Quadro geral

O quadro geral da Covid-19 em Americana é o seguinte: 10.671 casos positivos, sendo 9 internados, 271 óbitos, 187 em isolamento domiciliar, 10.204 recuperados e 49 casos suspeitos aguardando resultados de exames, todos de pacientes internados. Além disso, o município contabiliza agora 17.641 casos que eram considerados suspeitos, mas que já foram descartados pelo resultado de exame negativo. A Vigilância Epidemiológica esclarece que houve redução no número de casos negativos, pois o sistema (E-SUS) tem encontrado duplicidade de resultados em varreduras feitas semanalmente.

Ocupação de leitos

Nesta terça-feira (16), a taxa geral de ocupação de leitos para Covid-19 no município é de 34% de leitos com respiradores (de 56 no total, 19 estão ocupados) e de 32% de leitos sem respiradores (de 71 no total, 23 estão ocupados).

No Hospital Municipal a taxa de ocupação é a seguinte: 12% com respiradores (de 17 no total, 2 ocupados) e 94% sem respiradores (de 18 no total, 17 ocupados). No Hospital São Lucas, a taxa de ocupação de leitos é de 50% com respiradores (de 10 no total, 5 ocupados) e 0% sem respiradores (de 17 no total, nenhum leito ocupado); no Hospital São Francisco a taxa é de 40% de leitos com respiradores (de 15 no total, 6 ocupados) e de 11% sem respiradores (de 18 no total, 2 ocupados) e no Hospital Unimed a taxa é de 43% de leitos com respiradores (de 14 no total, 6 ocupados) e de 22% de leitos sem respiradores (de 18 no total, 4 ocupados).

Fonte: Prefeitura de Americana



By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.