Cada criança tem seu tempo

Os cuidados com o desenvolvimento infantil por: Grasiela Siqueira.

1
176
(Foto: Reprodução/Internet)

Quando se trata de crianças, nós seus cuidadores, temos que ter o devido cuidado com palavras e atitudes quando estamos junto a elas. Pois crianças aprendem por modelagem, ou seja, imitando os adultos.

Primeiramente: NÃO COMPARE-A COM QUEM QUER QUE SEJA! Seu filho(a) não nasceu para suprir suas expectativas e seus sonhos. Ele(a) não é você e tem o direito de ter seus próprios sonhos.

Segundo: SUAS PALAVRAS PODEM OS CONSTRUIR OU DESTRUIR. Não diga a uma criança que ela é burra, feia, que ninguém vai gostar dela, que ela não faz nada direito. Isso pode gerar um adulto com péssima auto estima, com crenças de incapacidade e sentimento de desvalia.

Não dispute com outros pais o quanto seu filho é melhor que o deles: “Meu filho andou com 10 meses”; “o meu andou com 8”; “Meu filho da cambalhotas, o ginasta número 1 no colégio”. Cada criança é diferente da outra, tem suas próprias características e talentos pessoais que devem ser sempre valorizados.

A sociedade tenta colocar as crianças e adolescentes num pódio que elas ainda não tem psicológico para enfrentar. Seu filho não precisa ser melhor que o outro! Ele precisa ser melhor do que ele foi ontem, aprender valores, a ser cooperativo, a se colocar no lugar do outro, a ter respeito.

Uma nota ou número na escola é importante, mas não define quem seu filho(a) é ou vai ser na vida! Já o caráter dele(a), seu comportamento, a dedicação à vida e as pessoas sim! Há muitos pequenos sofrendo de depressão e ansiedade, quando deveriam estar aproveitando uma das melhores fases da vida.

Cuidado para não transferir para o seu filho(a) a criança machucada que ainda há dentro de você! Procure fazer terapia.

Autora: Grasiela Siqueira
Psicóloga
CRP 06/119271
grasi.fsiqueira@gmail.com
(19) 99320-2353
Rua Luiz Delbem, 170 – Centro – Americana/SP
Insta: @umapsicologa_me_disse

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui