(Foto: Reprodução/Internet)

Nesta segunda-feira (27), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP), autorizou a retomada dos agendamentos de dia e horário para realização dos exames práticos de direção, aplicados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

O processo deverá ser feito através do sistema e-CNH, plataforma já utilizada pelos CFCs em todo estado. A medida irá beneficiar cerca de 50 mil pessoas, que tiveram seu processo pausado em razão da pandemia.

Vale ressaltar que a ação é adequada ao Plano São Paulo, autorizada para as regiões classificadas a partir da Fase 2 determinada “Laranja”, estando inclusa a região de Americana (SP).

Foi retomado através do governo estadual no mês de junho, as aulas práticas de forma gradual. Contudo, atualmente o processo se estende a realização de exames práticos em ambientes abertos, seguindo os protocolos sanitários do Detran SP.

Além disso para as aulas teóricas, um sistema de reconhecimento facial foi desenvolvido pela Prodesp (empresa de Tecnologia do Estado), para que os alunos possam participar das aulas em sua própria casa.

Por fim, vale salientar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), fez uma alteração no prazo para o término do processo de habilitação, de 12 para 18 meses.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.