Ação conjunta teve ênfase no balão da Praça das Bandeiras, na região central do município/ Foto: Prefeitura Municipal de Sumaré

A Prefeitura de Sumaré realizou na manhã dessa quarta (06) mais uma importante ação de orientação à população, dentro das medidas para evitar a disseminação do coronavírus. A blitz, um trabalho conjunto da Guarda e Bombeiro Municipal, Defesa Civil e Polícia Militar, aconteceu no balão da Praça das Bandeiras, região central.

Motoristas foram orientados sobre o uso obrigatório de máscaras a partir de 07 de maio em todo o Estado de São Paulo. Na ocasião foram distribuídas máscaras a quem passava pelo local. A sequência foi marcada por uma panfletagem pelos guardas, bombeiros e funcionários da Defesa Civil nas áreas comerciais do Maria Antonia e Matão.

“Essas orientações seguem determinação de decreto do Governo do Estado, visando prevenir e conter a propagação de infecção e transmissão local ao coronavírus (COVID- 19). Sumaré trabalha para preservar a saúde dos munícipes, portanto, pedimos a colaboração da população, pois esse momento é de união”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

De acordo com o decreto estadual, o uso de máscara de proteção individual deverá ser usado, obrigatoriamente, sempre que houver necessidade de sair de casa, sob pena de multa, especialmente no caso de motoristas. A Prefeitura mais uma vez orienta a todos para a importância do cumprimento da determinação.

Outras medidas sanitárias são essenciais para o enfrentamento da doença, especialmente o isolamento social. Nesse sentido, a Prefeitura também colocou nas ruas carro de som para percorrer os bairros da cidade com o objetivo de reforçar as orientações à população sobre a importância de sair de suas residências apenas em casos de extrema necessidade.

Em Sumaré, o plano de contingência para combater a doença foi iniciado em janeiro, por meio da criação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, boletins diários são disponibilizados no site da Prefeitura (www.sumare.sp.gov.br), e a Administração Municipal também criou um canal de WhatsApp para atendimento à população: 9.8443.0412 – 9.9303.9646 – 9.9299.9493.

AGLOMERAÇÕES

Outra ação de orientação tem acontecido nas agências da CEF e loterias, devido ao pagamento do Auxílio Emergencial do Governo Federal. Com a intenção de evitar aglomerações e proteger a saúde de todos, os munícipes recebem panfletos e são informados sobre a importância do distanciamento social, bem como do uso de máscara e do álcool em gel para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19).

“Intensificamos essas ações aos cidadãos para que sigam as medidas de precaução, como manter distância de 2 metros; utilizar máscaras de proteção e manter a higienização constante das mãos. Em caso de sintomas da Covid-19, a recomendação é para que permaneçam em casa, pois a prevenção é fundamental”, concluiu o Chefe do Executivo.

Fonte e imagens: Diretoria de Comunicação/Prefeitura de Nova Odessa

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.