Foto: Prefeitura de Americana

Durante a última semana, o Banco de Sangue do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, contou com a doação de Atiradores do Tiro de Guerra 02-045 de Americana (SP).

Segundo informações, o Tiro de Guerra aceitou prontamente o pedido feito pelo próprio diretor e superintendente da unidade de saúde, José Carlos Marzochi.

“Nossa solicitação de apoio ao nosso Banco de Sangue foi prontamente atendida pelo Tiro de Guerra. Uma atitude muito importante e só podemos agradecer por esse gesto em prol do nosso município”, relata José Carlos.

Até esta última sexta-feira (27), um total de 20 atiradores já realizaram a doação. Foi orientado a dividir em três grupos para evitar aglomeração, sendo que o terceiro foi ontem.

Na próxima semana, outros atiradores deverão apresentar-se ao Banco de Sangue, para dar sequência nas doações. O Subtenente Tercio Adriano da Silva, chefe de instrução, em uso da palavra afirmou: “Fizemos o levantamento dos nossos voluntários aptos para doação para poder auxiliar nesse momento de dificuldade do Banco de Sangue (…) Nossa instituição está à disposição para apoiar sempre naquilo que for necessário”.

Confira as condições para fazer sua doação:

Imagem ilustrativa/ Foto: Emídio Marques – Jornal Cruzeiro do Sul

O doador precisa seguir algumas recomendações:
– Não estar em jejum;
– Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
– Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação;
– Evitar o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação;
– Apresentar documento com foto válido no território nacional;
– O doador deve ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais;
– Necessário ter acima de 50 kg e estar bem de saúde.

Além dessas orientações, nesse momento, pede-se que aqueles estão com sintomas de gripe ou resfriado. As pessoas que tomaram a vacina contra Influenza devem esperar 48 horas para fazer a doação.

As bolsas de sangue são utilizadas no atendimento a vítimas de acidentes graves, pequenas ou grandes cirurgias, pacientes com doenças graves que passam por situações nas quais o organismo não produz as células sanguíneas necessárias como, por exemplo, leucemia e câncer.

Fonte: Assessoria de Imprensa

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.