De autoria do vereador Ronaldo Moschini (CID), a moção de aplausos 16/2020 foi aprovada na noite desta segunda-feira (17), na quinta reunião ordinária de 2020. Por meio da propositura, o parlamentar irá homenagear a Base de Aviação da Polícia Militar “Águia” pelos 10 anos de existência e atuação em Piracicaba. A moção será entregue ao major Edgard Marcos Gaspar.

Com início das as atividades operacionais em 18 de agosto de 2010, em instalação ainda alugada, a Base de Aviação de Piracicaba passou a operar nos 52 municípios que integram o CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior Nove), também sediado em Piracicaba.

A aeronave passou a apoiar e potencializar as diversas modalidades de policiamento urbano e rodoviário, atuando ainda em conjunto com o Corpo de Bombeiros em combates a incêndio, salvamentos e missões de defesa em toda região de atuação.

“As missões desenvolvidas pela Águia são resgate aéreo médico, remoção aéreo médica, policiamento ostensivo, policiamento de choque, policiamento de trânsito, policiamento ambiental e combate a incêndios”, contou o vereador.

Em 26 de janeiro de 2013 foi inaugurado o novo Hangar no Aeroporto Municipal de Piracicaba, sede atual da Base de Aviação de Piracicaba, com uma instalação ampla e moderna, “que atende todas as necessidades operacionais e administrativas dos tripulantes”, destacou Moschini.

“Com um total de 3.305 horas voadas, 3.298 missões, 870 pessoas detidas, 117 armas apreendidas, 799 veículos recuperados, 15 pessoas salvas, mostra a importância da aeronave como suporte e apoio ás atividades policiais”, reconheceu o parlamentar.

Dentre os apoios da equipe destacados por Moschini estão o combate a incêndio na Serra de São Pedro e o resgate de vítimas de queda de aeronaves nesta mesma região. “Destaca-se, em 2013, o apoio às equipes do Corpo de Bombeiros na ocorrência de queda de uma estrutura de metal e concreto, de um viaduto na rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), em que 11 trabalhadores foram vítimas, sendo que cinco ficaram submersos nas águas do rio Piracicaba, três conseguiram se livrar dos escombros e nadaram até a margem do rio e dois foram resgatados pela equipe do Águia”, relembrou Moschini.

A tragédia da barragem de Brumadinho, que ocorreu em janeiro de 2019, também foi apoiada pela equipe.

Os integrantes da Base, como relembra Moschini, preocupados com o futuro e bem-estar das crianças, realizam anualmente o evento filantrópico chamado QAP (Quartel Aberto ao Público), que atende cerca de 1.000 crianças, apresentação das modalidades de policiamento, shows aéreos, doação de kit de brinquedos e ainda alimentação, como cachorro quente, cuscuz, churrasco, pipoca e refrigerante.

Fonte:Base de Aviação de Piracicaba.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.