(Foto: Prefeitura de Americana)

O Banco de Sangue do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” está necessitando de doações para todos os tipos sanguíneos. A queda nos estoques tem sido maior para os tipos O (negativo e positivo) e A (negativo e positivo), porém o setor alerta que necessita de todos os tipos.

Como medida de segurança contra o coronavírus, o banco tem agendado previamente as doações por meio do aplicativo Sangue Amigo, que pode ser baixado no celular, seja em sistema iOS ou Android. O agendamento também pode ser feito pelo telefone (19) 3468-1739 ou ainda pelo WhatsApp (19) 991481067.

Requisitos
Não estar em jejum;
Estar com boas condições de saúde;
Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação;
Não fumar duas horas antes;
Pesar mais que 50 kg;
Idade entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos deve vir junto do responsável legal);
Repouso mínimo de seis horas na noite anterior da doação;
Evitar alimentos gordurosos;
Trazer documento com foto.

Nessa época de pandemia, o Ministério da Saúde baixou uma normativa com regras para os doadores que estão com suspeita ou confirmação de Covid-19 ou tiveram contato com alguém infectado ou suspeito.

  • Pessoas com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentam doença sintomática deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias após a completa recuperação;
  • Pessoas que apresentam um teste diagnóstico para SARS-CoV-2 positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias da data da coleta dos exames;
  • Pessoas que tiveram contato próximo a um caso confirmado de covid-19 durante o seu período de transmissibilidade nos últimos 10 dias ou com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico ou laboratorial deverão ser consideradas inaptas pelo período de sete dias após o último contato com essas pessoas;
  • Pessoas que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 deverão ser consideradas inaptas pelo período que durar o isolamento.

O Banco de Sangue do Hospital Municipal fica na Avenida da Saúde, nº 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima e a entrada é separada do restante do hospital, portanto, não há contato com outros pacientes. O doador deve comparecer ao local com máscara e sem acompanhante.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.