Foto: Prefeitura de Nova Odessa

Uma série de fatores extraordinários, entre eles um surto nacional de gripe causado pelo vírus Influenza A H3N2, fez com que a procura por atendimento médico no Pronto Atendimento do Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa (HMNO), aumentasse ontem (3) em cerca de 40% com relação a uma segunda-feira “normal”, que já são dias de grande fluxo na unidade, apontou a Secretaria Municipal de Saúde.

Por isso, o prazo de espera entre a classificação de risco e a consulta com o médico superou as 2h na manhã desta segunda-feira, e uma série de medidas foram tomadas pela gestão ao longo do dia para reduzir esse tempo de espera. Segundo a imprensa regional, situações semelhantes foram registradas em muitas cidades da região.

Segundo o secretário Silvio Corsini, este aumento na procura por pacientes de síndrome gripal vem sendo registrado desde o último sábado, dia 1º de janeiro – mas ele não responde sozinho pela situação desta segunda-feira, 03/01.

“Está 40% acima da média das segundas-feiras – que historicamente já é a mais alta. Está tendo sim um aumento na procura de pacientes com síndrome gripal, agravado agora pela chegada da nova variante da gripe comum, a H3N2, cujo contágio e disseminação são muito mais rápidos que da H1N1. A situação vem se mantendo desde sábado (1º/01), quando tivemos aqui um atendimento típico de uma segunda-feira, um aumento expressivo”, explicou.

“Mas, das 7h às 14h de hoje (03/01), foram realizados 218 atendimentos no HMNO. Desse total, 120 atendimentos por clínicos foram por outras razões (que não gripe), e 98 deles por síndrome gripal. Ou seja, cerca de 40% são atendimentos de síndrome gripal, mas a maior parte, cerca de 60%, por outras patologias”, acrescentou o secretário.

Desse total de pacientes com sintomas respiratórios, apenas dez testaram positivo para Covid-19, confirmando a prevalência de casos de gripe (muito provavelmente de H3N2).

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.