(Foto: Prefeitura de Americana)

A Secretaria Estadual da Saúde alterou nesta quinta-feira (2), as orientações sobre a dose adicional para quem havia recebido a vacina Janssen, de dose única. A princípio, as pessoas que receberam essa vacina poderiam agora receber qualquer vacina como dose de reforço. Porém, em documento técnico atualizado no final da tarde desta quinta-feira (2), o procedimento agora passa a valer apenas com a dose suplementar da Pfizer.

A Secretaria de Saúde de Americana informou que não possui lotes dessa vacina para as aplicações de dose adicional para quem recebeu inicialmente a vacina Janssen e que, diante disso irá suspender a partir desta sexta-feira (3) o complemento da vacina àquelas que receberam este imunizante.

O município vinha utilizando outros imunizantes, inclusive com demanda livre, sem a necessidade de agendamento. No entanto, frente a esta nova realidade apresentada, a Secretaria de Saúde irá aguardar o recebimento de lote de vacina específico para atender a esta demanda, o que deverá ocorrer até o final da próxima semana.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.