(Foto: Prefeitura de Americana)

A Secretaria de Educação de Americana publicará nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial do Município, o edital de processo de seleção simplificado para assistente de alfabetização voluntário, do Programa Tempo de Aprender do Ministério da Educação.

O programa tem o objetivo de fortalecer e apoiar unidades escolares no processo de alfabetização em leitura, escrita e matemática para estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Em suma, o assistente de alfabetização atuará no apoio ao professor alfabetizador.

Assim que publicado (edital), a Prefeitura disponibilizará no site oficial um banner que dá acesso à ficha de inscrição e a todas informações sobre o processo seletivo, que será realizado apenas online. No ato da inscrição, o interessado poderá optar por três unidades escolares de Ensino Fundamental (Cieps e EMEFs).

As inscrições estarão abertas de 27 de outubro a 5 de novembro e podem participar maiores de 18 anos que tenham diploma de Magistério (nível médio), curso superior em Pedagogia ou Licenciatura em Letras. No dia 7 de novembro, será realizada uma prova online de Língua Portuguesa, das 8h30 às 10 horas. O início das atividades nas unidades escolares está previsto para 7 de fevereiro de 2022.

Como se trata de trabalho de natureza voluntária, a atuação do profissional não gerará vínculo empregatício nem obrigação trabalhista. Pelos serviços prestados, o assistente de alfabetização receberá um auxílio mensal de R$ 150,00 por cinco horas semanais.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.