"Celular no trânsito deixa você fora de área!" — Foto: Divulgação/GCM de Americana.

Começou nesta sexta-feira (03) em Americana, a campanha de conscientização no trânsito “#Desconecte”, contra o uso do celular e seus aplicativos de mensagens enquanto dirige. A prefeitura executa esta ação através da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv).

De acordo com a Guarda Municipal, veículos que foram destruídos em acidentes de trânsito estão sendo expostos em três pontos da cidade, nas Avenidas Antônio Pinto Duarte, Europa e Iacanga. Além disso, cada local traz uma faixa com mensagens sobre a temática e os riscos da utilização do aparelho ao volante.

A campanha se estenderá por todo mês de setembro, que também possui no calendário a Semana Nacional do Trânsito, em conjunto com o Dia Nacional do Trânsito (25/09).

Segundo o Ministério da Saúde, um levantamento em 2018 revelou que um a cada cinco motoristas admite usar o celular enquanto dirige. Outros fatores colaboram para que o Brasil seja um dos países com maiores índices de letalidade por acidentes, como a imprudência associada ao consumo de drogas, bebidas alcoólicas e o desrespeito às leis de trânsito.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.