(Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana)

A Secretaria de Saúde de Americana vai iniciar nesta sexta-feira (30), a vacinação contra a Covid-19 aos moradores com 26 anos ou mais. A antecipação foi possível mediante o recebimento de mais um lote de 5.516 doses de vacinas, nesta quinta-feira (29), destinado à população com idade superior a 28 anos.

Como praticamente todas as pessoas dessa faixa etária já foram imunizadas, a Secretaria de Saúde decidiu por avançar na escala etária. O agendamento poderá ser feito a partir das 14h desta quinta-feira (29), através do site www.saudeamericana.com.br.

A vacinação segue o seguinte esquema:

Primeira dose
A primeira dose será aplicada em pessoas com 26 anos ou mais, portadores de comorbidade, gestantes e puérperas, profissionais da Educação e portadores de deficiência permanente, todos com 18 anos ou mais.

Segunda dose
A segunda dose está sendo aplicada na população em geral, de acordo com o prazo determinado pelo imunizante recebido na primeira aplicação, conforme anotação no cartão de vacinação.

Xepa da vacina
A xepa da vacina agora passará a ser disponibilizada aos moradores com idade entre 23 e 25 anos. Os moradores devem se cadastrar pessoalmente, ou por telefone, em uma das unidades básicas de saúde e aguardar serem chamados, porém cabe esclarecer que a xepa ocorre somente mediante sobras de doses em frascos abertos, não há garantia de vacinação.

O endereço e telefone de cada unidade estão disponíveis no site saudeamericana.com.br, onde o morador deve acessar a aba “estrutura” e clicar em Unidades Básicas de Saúde.

A Vigilância Epidemiológica também esclarece que, a vacina somente é oferecida de acordo com a disponibilidade do imunizante durante a campanha.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.