(Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa)

Teve início no final da tarde desta terça-feira (27) o atendimento especial, com abrigamento temporário noturno e diurno, dos moradores em situação de rua promovido pela Prefeitura de Nova Odessa em parceria com diversas entidades e associações da cidade. Eles devem permanecer no local até as temperaturas subirem, recebendo também roupas limpas e alimentação completa.

O objetivo é evitar o risco de hipotermia dessas pessoas, em função da massa de ar polar que deve chegar à região e permanecer ao longo desta semana, trazendo chuvas e recordes de frio, com grande possibilidade de geada.

A previsão das equipes da Defesa Civil e da Diretoria de Promoção Social para esta primeira noite da ação emergencial, era transportar cerca de dez cidadãos para a casa abrigo da ONG Projeto Mais, no Jardim Santa Luiza. Tratam-se de pessoas que foram visitadas e mobilizadas entre segunda e terça-feira, e que aceitaram ir para o abrigo temporário, ao menos até a próxima sexta-feira (30).

A Defesa Civil Municipal providenciou, inclusive, um abrigo com grades na casa para os cães de estimação de dois dos moradores de rua, com casinhas e cerca, para que eles não sejam separados durante a frente fria.

Os interessados podem entrar na casa abrigo diariamente, até as 23h. O endereço é Rua Maximiliano Dalmedico, nº 179, no Jardim Santa Luiza I. Caso algum morador se depare com uma pessoa em situação de rua correndo risco de hipotermia, pode acionar a Defesa Civil Municipal a qualquer hora, pelos telefones (19) 99523-6418 ou 99754-9260.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.