(Foto: GCM de Americana)

O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal, apreendeu na manhã do último domingo (18), diversos apetrechos que estavam sendo utilizados para pesca irregular, na margem do Rio Piracicaba, localizada atrás das fábricas de Carioba em Americana (SP).

Na ocasião, dois pescadores com reincidência na prática foram abordados. De acordo com a polícia, as partes já haviam sido informadas anteriormente por não possuir carteira de pescador amador, sobre a situação de pesca no local conforme Instrução Normativa do IBAMA (nº26/2009), sobre a degradação ambiental, além do risco de contaminação por carrapato-estrela.

Durante a ocorrência, 23 varas de pesca, 12 molinetes, 7 suportes para caras de pesca, 2 passagua, 2 facões, além de um pescado (Corumbá) foram apreendidos.

Os fatos foram apresentados na Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde a autoridade determinou pela apreensão do material e pescado. Uma das partes passou mal durante a apresentação e foi conduzida para o Hospital Municipal, após alegar dores no peito. Enquanto a outra parte, por possuir uma motoneta sem documentação, teve o veículo removido ao Pátio Municipal.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.