Foto: Prefeitura de Nova Odessa

Uma reunião na última terça-feira (08), na Prefeitura de Nova Odessa, definiu os detalhes de mais uma força-tarefa de fiscalização do cumprimento das regras do Plano São Paulo e contra as aglomerações em geral, que vai acontecer neste fim de semana, de sexta-feira a domingo (dias 11, 12 e 13 de junho).

O “aperto” na fiscalização, é motivado pelo novo agravamento da pandemia de Covid-19 no Estado e na região como um todo, com aumento no número de casos e internações pela doença. Assim, equipes da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Obras e Posturas, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e PM (Polícia Militar), vão percorrer a cidade nas três noites, principalmente os “pontos críticos”, já monitorados por estes órgãos exatamente por promover aglomerações e desrespeitar os horários do Plano.

Na atual fase de transição do Plano São Paulo, prorrogada em todo o Estado até o dia 30 de junho, os estabelecimentos só podem atender o público até as 21h, e mesmo assim seguindo um rígido protocolo de distanciamento, higienização e ocupação máxima de 40%.
A ressalva é quantos aos restaurantes e congêneres, que podem fazer entregas (delivery) após as 21h – mas não podem permitir a retirada na porta.

A equipe ressalta ainda que todos os estabelecimentos estão proibidos, na atual fase do Plano São Paulo, de ter qualquer tipo de música ambiente, seja mecânica ou ao vivo. “As equipes vão passar nestes locais após as 21h e, se os estabelecimentos estiverem abertos, com ou sem aglomeração, poderão ser autuados ou até mesmo multados, e os reincidentes, lacrados”, salientou a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Méria Brito de Jesus.

Segundo a coordenadora do órgão, todos os estabelecimentos do setor (restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares, “tchays” e afins) da cidade já foram visitados ao menos uma vez neste ano, e seus proprietários assinaram um termo de ciência quanto à obrigatoriedade de obediências às regras do Plano São Paulo.

Além disso, mesmo sem a presença dos fiscais, tanto a GCM quanto a PM poderão determinar o fechamento dos estabelecimentos, flagrados desrespeitando as regras e horários da atual fase de contingência. Neste caso, além do fechamento imediato, o registro da ocorrência será encaminhado para a Vigilância Sanitária, para a emissão da penalidade correspondente.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.