(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Banco de Sangue do Hospital Municipal de Americana está necessitando com urgência, dos tipos O positivo, O negativo, A positivo e A negativo, cujos estoques encontram-se em estado crítico. De acordo com os responsáveis pelo setor, a queda nas doações foi da ordem de 60% nos últimos 15 dias.

Para amenizar a situação, os profissionais do Banco de Sangue estão recrutando por telefone e e-mail os parentes de pacientes que estão sendo transfundidos no Hospital Municipal, mas a doação voluntária é um meio bastante eficaz para aumentar os estoques.

Segundo recomendações do Ministério da Saúde de prevenção da transmissão do Covid-19, o agendamento da doação está sendo realizado pelo aplicativo Sangue Amigo, que pode ser baixado no celular pelo sistema operacional iOS ou Android. O doador deverá ir utilizando máscara e sem acompanhantes.

Vale ressaltar, que para evitar aglomerações, o Banco de Sangue está atendendo no máximo 30 doadores por dia. Ressalte-se ainda, que o Banco de Sangue é um setor separado do Hospital, portanto não há contato direto com pacientes internados.

Para ser um doador é preciso:

Não estar em jejum;
Estar bem de saúde;
Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação;
Não fumar duas horas antes;
Pesar mais que 50 kg;
Idade entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos deve vir junto do responsável legal)
Repouso mínimo de seis horas na noite anterior da doação;
Evitar alimentos gordurosos;
Trazer documento com foto.

O Banco de Sangue do Hospital Municipal fica na Avenida da Saúde, nº 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. O telefone de contato é o 3468 1739.

Fonte: Prefeitura de Americana

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.