(Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo)

O Governo de São Paulo regrediu todo estado para fase vermelha da quarentena, a mais restritiva a partir da 0h do próximo sábado (06). Medida ficará em vigor por 14 dias, até o dia 19 de março. Anúncio foi realizado pelo governador João Doria, na tarde desta quarta-feira (03), nos principais canais de comunicação do governo do estado.

“Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso. Exige medidas coletivas e urgentes (…) Por este motivo nós estamos atendendo a recomendação do centro de contingência e reclassificando todo o estado de SP para a fase vermelha a partir das 0h de sábado”, disse Doria.

Nessa circunstância, a fase vermelha permite apenas o funcionamento de setores da saúde, transporte, padarias, mercados, farmácias, também escolas e igrejas, que foram determinadas como serviços essenciais, por meio de decretos estaduais.

“As escolas da redes públicas estadual e municipal e da rede privada vão continuar abertas, e vão atender os alunos. Exatamente como estava previsto”, concluiu o governador.

De acordo com a medida anunciada hoje, shoppings, academias, restaurantes, bares e comércios não podem funcionar.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.